Maria, a Padroeira do Brasil

Maria, Ave Cheia de Graça, Mãe de Jesus e nossa, Esposa de José, Maria Santíssima, Virgem, Rainha do céu e da Terra, Maria de Fátima, de Guadalupe, das Graças, de Nazaré, de Loreto, das Dores, de Lourdes… Maria de mil nomes.

Maria pode ser chamada de diferentes nomes, mas é a mesma pessoa, é a Mãe de Jesus, Aquela que gerou e cuidou do nosso Salvador, Aquela que esteve com Ele durante o caminho do calvário. E esta é a nossa Mãe, que nos gerou em seu coração, cuida de nós a cada dia e estará conosco até o fim dos dias.

Aqui no Brasil, o título nacional do qual cultivamos a devoção é Nossa Senhora Aparecida, que surgiu em 12 de outubro de 1717, quando três pescadores, Domingos, João e Filipe, estavam em seus barcos no Rio Paraíba. A missão deles era levar os peixes para o banquete que iria acontecer no dia seguinte com Dom Pedro de Almeida Portugal, porém não estavam com sorte naquela manhã, pois não conseguiam pescar nada.

Redes ao mar. Num dado momento, quase desistindo, os pescadores jogaram as redes novamente, e neste momento encontraram fragmentos de madeira, que pareciam a parte de uma estátua da Virgem, porém, estava sem cabeça. Jogando a rede novamente, encontraram o outro pedaço e encaixaram perfeitamente, mostrando a imagem de Nossa Senhora.

Impusionados por algo sem explicação, os pescadores lançaram novamente as redes no rio, e então desta vez, mal conseguiam puxar as redes, de tão pesadas que estavam por conta da quantidade de peixes. Naquele dia, a pesca foi abundante.

Filipe, o pescador, colocou a imagem encontrada em sua casa, após juntar os dois pedaços e limpá-la, e assim, pouco a pouco, com a notícia da pesca milagrosa, os moradores do vilarejo e ao redor, passavam na casa de Filipe para prestar homenagem à Virgem Maria, e este grupo de fiéis deu o nome de Aparecida, aquela que apareceu. Com o tempo, a multidão foi aumentando, e se fez necessário construir uma capela para colocar a imagem, e assim, todos conseguiam visitar e prestar a sua homenagem.

A partir de então, muitos milagres aconteceram sob a intercessão de Nossa Senhora. Há 90 anos, Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil.

Ivana Gabriela – Ministério de Formação MAV

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.