Como foi o 33º retiro para jovens?

No segundo final de semana de setembro do ano de 2021, aconteceu o 33º do Movimento Água Viva. Esse retiro teve um gosto especial por conta de toda situação global que estamos passando, pois é o segundo ano da pandemia do COVID-19. Muitas instituições da Igreja Católica sofreram por interromper suas atividades por um período, mudar tudo para o modo virtual. Muitos grupos, movimentos e paroquias saíram no prejuízo, a frequência de fieis estava baixa e era muito difícil dar continuidade em qualquer ação para atrair novamente as pessoas. Não foi diferente com o nosso Movimento.

O desafio

Todos estava precisando de um retiro para continuar as obras de evangelização, e que o sentimento do serviço continuasse latente nos corações de seus integrantes. Motivados para voltar a exercer o apostolado diretamente com os jovens, uma fração da população que está sofrendo drasticamente com o isolamento sentimental e afetivo. Deste modo, o retiro começou a ser pensando e organizado com muita oração e questionamentos.

As provações

Faltando um mês para a data do retiro, estávamos apenas com 5 inscritos. Chegou-se pensar em cancelar o retiro e jogar para uma nova data, foi nesse momento que recorremos ainda mais para a conversa com Deus. Suplicando que realmente acontecesse mais adesões. E uma decisão foi tomada, que mesmo com 5 jovens o retiro deveria acontecer. A confiança em Deus tomou conta de toda comissão organizadores, composta por jovens e casais. E pelo incrível que pareça, nas próximas duas semanas, 16 vagas foram preenchidas.

A realização

Com a chegada do tão esperado final de semana, o Movimento inteiro se dirigiu até a casa de retiros da comunidade católica Divino Oleiro em Governador Celso Ramos, para fazer acontecer esse sonho de Deus. Todos estavam eufóricos em conhecer essa juventude que disse SIM para viver um final de semana totalmente diferente. Tudo foi vivido com uma alegria impar e contagiante, que chegou tomando conta do coração de todas aquelas 19 almas. Algumas estava com receio e sem fazer a mínima ideia do que iriam encontrar. Ao passar de todas as palestras, a ação do Amor Verdadeiro foi tomando conta desses corações. Não eram os mesmo que entraram na sexta feira, os retirantes estavam radiantes com um semblante de quem realmente encontrou o sentido da vida.

O Sentido da Vida

Todos os membros do Movimento perceberam que foi fundamental acreditar e ter fé na obra que Nosso Senhor queria realizar, que não precisamos ter medo. Basta confiar naquilo que já temos que é Cristo como Caminho, Verdade e Vida.

O testemunho dos jovens

Segue o testemunho de dois retirantes que passaram pelo 33º retiro de aspirantes.

Testemunho do João Marcos Pereira Lacerda

Retirante João Marcos

Durante o retiro quando cheguei na igreja e vi aquele monte de meninas, eu pensei: Cara, com quem eu vou conversar? Mas quando chegamos no salão que foi feita todas as pregações e já começamos com todas aquelas danças e coreografias e todo mundo dançando com todo mundo, eu percebi que eu não estava sozinho.

Todas as pregações me marcaram muito, especialmente a do Leonel e da Babi, que eu vi ali neles uma força pra continuar a seguir em frente mesmo perdendo um filho que já era amado desde que ainda estava na barriga. Durante o retiro eu tive dúvidas ainda se Deus ia me tocar, e várias vezes eu fechava os olhos e pedia Deus me dá um sinal de que tu estás aqui.

No momento Ele aparentemente não deu, mas eu sinto hoje, no quarto dia do retiro, que Ele sim me deu um sinal. Um sinal não, me concedeu uma graça. Me concedeu a graça de estar com o coração leve e com o espírito fortalecido. E hoje no quarto dia, eu sinto q a minha ansiedade e todos os problemas que eu pedi a cura foram curados. Eu agradeço a todos do retiro pelo acolhimento, desde os realizadores até os retirantes, que conversaram comigo num momento q eu me sentia tão sozinho. Obrigado a todos. Amo vocês!

Testemunho da Eduarda Maria Dutra

Retirante Eduarda

O final de semana do 33 Retiro de Aspirantes do Movimento Água Viva foi o melhor de toda a minha vida, uma experiência completamente única. Nunca antes eu havia sentido o completo e puro amor de Deus. Quando eu me dei conta de que o Filho de Deus morreu por amor a mim, uma humana e pecadora, e que mesmo na cruz Ele dizia que me amava, eu transbordei de paixão. Não consegui conter as lágrimas.

Cada momento estava banhado em amor e entrega, em pura benção de Deus. Lá eu vivi os momentos mais lindos da minha vida, e que rezo para que todos que eu amo possam viver também. Mas nem só de lágrimas vive uma Eduarda. Ao longo de cada pregação eu recebia muitos aprendizados e lições.

Agradeço a todo o Movimento pelo enorme carinho com que prepararam este retiro para nós, todas as surpresas e abraços. O Água Viva é uma linda família que com muito amor hoje posso dizer que faço parte.

Chap-Chap!

2 respostas para “Como foi o 33º retiro para jovens?”

  1. Que alegria! Eduarda, João Marcos e jovens retirantes! Desejo de coração que a semente do Amor de Deus de muitos frutos na vida de vocês! Fazer parte do movimento mudou minha vida! Não sei aonde eu estaria se não fosse o Amor de Deus que tanto recebi e aprendi nesse movimento que amo tanto!

  2. Com o coração transbordando de alegria, agradeço a Deus por ver meu filho voltar a sorrir, e
    estar mais confiante e entusiasmado. Isto aconteceu por ele ter dito sim, ao chamado. Gratidão ao movimento Água Viva. Vocês são essenciais na vida do meu filho. Que Deus os abençoe!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.