Verônica limpa o rosto de Jesus

Hoje meditamos a sexta estação da Paixão de Nosso Senhor: Verônica limpa o rosto de Jesus

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Segredou-me o coração: “Procura a sua face!” É, Senhor, o vosso rosto que eu persigo. Não escondais de mim o vosso rosto, nem rejeiteis com ira o vosso servo. Vós sois a minha ajuda, o Deus da minha salvação. (Sl, 27/26, 8-9)

É, Senhor, o vosso rosto que eu persigo. Não escondais de mim o vosso rosto» (Sal 27/26, 8). Verônica encarna este anseio que provam todos os homens crentes, de verem o rosto de Deus. É a imagem da mulher bondosa que, perante o turbamento e escuridão dos corações, mantém a coragem da bondade, não permite ao seu coração de entenebrecer-se: «Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus» (Mt 5, 8). O ato de amor imprime no seu coração a verdadeira imagem de Jesus: no Rosto humano, coberto de sangue e de feridas, ela vê o Rosto de Deus. Somente com o coração podemos ver Jesus. Apenas o amor nos torna capazes de ver e nos torna puros. Só o amor nos faz reconhecer Deus, que é o próprio amor

(Vatican News, Papa Bento XVI).

Medita essa estaçãocom calma e reflete: O meu coração está como o de Verônica, inquieto que procura a face de Deus? Tenho conseguido ver com profundidade o agir de Deus ou tenho ficado na superficialidade da minha relação com Ele? Tenho mostrado em mim a face Dele? Em que atitudes eu fui imagem e semelhança e em quais não fui?

Após refletir, reze

  • 1 Pai Nosso,
  • 1 Ave-Maria e
  • 1 Glória ao Pai.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *