Novena de São Joaquim e Santa Ana (1º dia)

Pelas Famílias

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém 

Oração

Gloriosos Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus, nós vos louvamos e pedimos que nos alcanceis grande amor por Jesus e Maria, para que trilhando o caminho das virtudes, possamos agradar-lhes em tudo e contribuir para a construção do Reino de Deus neste mundo. Amém.

História 

De acordo com os padres da Igreja, Santo Epitáfio e São João Damasceno, Ana significa “Graça e Misericórdia”, nome bem apropriado a ela, que foi a mãe da Virgem Maria, chamada também de Senhora das graças e da misericórdia. Ana, como Maria, foi enriquecida de graças e misericórdia porque o Senhor a apresentou como uma filha privilegiada, aquela que, dando seu “sim” a Deus, tornou-se mãe do Salvador. Na Bíblia, encontramos três mulheres com nome de Ana: a mãe do profeta Samuel, a mulher de Raguel, parente de Tobias, e a profetisa Ana, que foi ao encontro de Jesus no dia de sua apresentação no templo.

Reflexão

“O Senhor falou a Moisés, referindo-se a Bezalel: “Enchi-o do espírito de Deus: sabedoria, habilidade e conhecimento para qualquer trabalho” (EX 31,1-3). Sant’Ana e São Joaquim foram também escolhidos e agraciados com dons particulares para serem pais da Virgem Santíssima e avós de Jesus, nosso Salvador. 

Oração Final

Senhor, Deus Pai, nós nos alegramos lembrando de Sant’Ana e São Joaquim que foram escolhidos para dar ao mundo a Mãe de nosso Salvador. Lembrando da importância das famílias, como Igrejas Domésticas, peçamos intercessão dos nossos padroeiros pela união e santificação de nossas famílias. Quando a vida parecer infecunda, ajudai-nos a confiar na misericórdia de Deus e a darmos frutos. Quando estivermos confusos, ajudai-nos a encontrar o caminho de volta a Deus. Quando estivermos perdidos no deserto, conduzi-nos de volta àqueles a quem Deus nos mandou amar. Pedimos também pelas nossas necessidades pessoais e pelo nosso servir a Deus por meio do Movimento Água Viva (momento de silêncio). Amém.

Oração do Terço

São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *