“Na onda dos santos” com São Josemaria Escrivá

A segunda temporada do “Na onda dos santos” do Movimento Água Viva (MAV) começou no final do mês de Junho, e com ela vieram muitas orações, leituras, filmes e vídeos sobre São Josemaria Escrivá, um santo contemporâneo e que tem tudo a ver com o carisma do MAV.

Nossas reflexões começaram com a novena em honra a São Josemaria organizada pelo setor casais. A cada dia que passava nos encantávamos com os ensinamentos sobre a importância do sacramento do matrimônio, da família, da educação cristã dos filhos e da relação de amor entre esposo e esposa.

Durante a novena iniciei a leitura do livro “Que só Jesus brilhe”, biografia ilustrada de S. Josemaria Escrivá, fundador do Opus Dei de autoria de Jesús Gil e Enrique Muñiz. Eu não sabia absolutamente nada sobre São Josemaria e tinha ouvido falar muito pouco da Opus Dei, mas isso não impediu que eu me encantasse com cada detalhe da história dele que serviu de inspiração para muitas reflexões, orações e para pequenas mudanças no dia a dia da minha família.

São Josemaria é o fundador da Opus Dei, que em latim significa Obra de Deus. Sua obra prega a santificação no trabalho profissional e nos deveres cotidianos do cristão. A ideia é que busquemos a santidade no nosso trabalho, na faculdade, no trabalho doméstico, buscando “um caminho seguro de santificação no meio do mundo”. São Josemaria acreditava que não era preciso ser padre, religioso ou religiosa para buscar a santidade, isso é possível para cada um de nós que decidiu seguir a Cristo por meio da vocação leiga.

No momento em que a mensagem de São Josemaria entrou no meu coração, me dei conta que o carisma do Movimento Água Viva, além de ser inspirado por Deus, está presente em muitas palavras pregadas por esse santo venerado em várias partes do mundo. O estilo de vida que escolhemos, de ter uma profissão, constituir uma família, e ao mesmo tempo amar a Deus, a Nossa Senhora, a Igreja e o Papa muito me fez pensar que temos tudo a ver com São Josemaria Escrivá, pois como diz o 4º decálogo da nossa mística: devemos  “dar testemunho no mundo pela prática dos valores cristãos”.

Os eventos e indicações proporcionados pelo MAV nesta temporada do “Na onda dos santos” não pararam na leitura do livro. Assistimos ao filme “Encontrarás dragões” baseado na vida de São Josemaria; vimos vídeos preparados pelos ministério de formação com falas gravadas do santo e participamos de uma formação com Padre Willian Voguel, vigário paroquial da Catedral Metropolitana de Florianópolis. Todos esses momentos contribuíram para que a veneração a esse santo fosse aumentando em mim e para que eu percebesse que estamos no caminho certo, buscar a santidade no trabalho e na família é sim um dos caminhos para estarmos mais próximos de Deus.

O caminho de São Josemaria não foi fácil, muitas provações e perseguições fizeram parte da sua vida e dos que seguiam a Cristo por intermédio da Opus Dei. Mesmo assim ele não perdeu a confiança no Senhor e na missão que lhe foi confiada. Que nos momentos de dificuldade, seja no Movimento Água Viva ou na nossa vida pessoal, possamos seguir firmes na caminhada com a certeza de que apesar da nossa fragilidade humana Deus nos ama e quer a salvação para todos e todas.

Ah! Sigo ansiosa para saber quais serão os próximos espaços que teremos para conhecer e debater sobre a vida de São Josemaria Escrivá!

São Josemaria, rogai por nós!

Fernanda C. G. Daniel, esposa do Jeovani e mãe do Pedro
(Setor Casais do Movimento Água Viva)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *