Novena de São Joaquim e Santa Ana (7º dia)

Pelos viúvos

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém 

Oração

Gloriosos Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus, nós vos louvamos e pedimos que nos alcanceis grande amor por Jesus e Maria, para que trilhando o caminho das virtudes, possamos agradar-lhes em tudo e contribuir para a construção do Reino de Deus neste mundo. Amém.

História 

Segundo as tradições, Ana e Joaquim, após a entrega de Maria no Templo, deixaram Nazaré e foram residir em Jerusalém. Enquanto Maria levava na casa de Deus uma vida santa, eles também progrediam cada dia no amor ao Senhor e na prática das virtudes. Joaquim, conforme conta-se, faleceu antes de Ana. Ela, no entanto, passou a viuvez na oração e no recolhimento, vendo sua filha crescer no templo, repleta de graça e sabedoria. Antes que Maria saísse do templo para se casar, Ana, com idade avançada, faleceu e foi sepultada ao lado de seu esposo.

Reflexão

“Alegrem-se teu pai e tua mãe, regozije-se aquela que te gerou “ (Pr 23,25). Os filhos são sempre a alegria dos pais, embora às vezes causem preocupações. Os filhos dedicados, atenciosos e fiéis alegram o coração dos pais, especialmente na velhice, e acalmam seus corações na viuvez, quando precisam de atenção e cuidados.

Oração Final

Ó vós que sois benditos como exemplo de matrimônio, Sant’Ana e São Joaquim, uno-me a Maria, para vos venerar e entregar-me confiante à vossa proteção. A vós consagramos os viúvos para que saibam viver santamente e sem sofrimentos, e pedimos pelas almas do purgatório para que possam logo viver na glória do céu. Quando a vida parecer infecunda, ajudai-nos a confiar na misericórdia de Deus e a darmos frutos. Quando estivermos confusos, ajudai-nos a encontrar o caminho de volta a Deus. Quando estivermos perdidos no deserto, conduzi-nos de volta àqueles a quem Deus nos mandou amar. Pedimos também pelas nossas necessidades pessoais e pelo nosso servir a Deus por meio do Movimento Água Viva (momento de silêncio). Amém.

Oração do Terço

São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *