Novena de São Joaquim e Santa Ana (5º dia)

Pelos mais necessitados (os pobres, moradores de rua, órfãos e dependentes químicos)

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém 

Oração

Gloriosos Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria Santíssima e avós de Jesus, nós vos louvamos e pedimos que nos alcanceis grande amor por Jesus e Maria, para que trilhando o caminho das virtudes, possamos agradar-lhes em tudo e contribuir para a construção do Reino de Deus neste mundo. Amém.

História 

Ana e Joaquim haviam feito uma promessa: a filha nascida miraculosamente seria consagrada ao Senhor. Por isso, quando Maria completou três anos, foi levada ao Templo para viver entre as jovens consagradas ao serviço de Deus. Diz a tradição que ela subiu com alegria os degraus que a levavam à casa do Senhor. E ali viveu durante nove anos, dedicada à oração e à ajuda aos necessitados. Ao completar 12 anos, foi encaminhada para o casamento. O escolhido foi José.

Reflexão

“Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre” (Lc 1,42). As palavras de Santa Isabel dirigidas a Maria podem ser aplicadas à Sant’Ana, pois ela mereceu conceber e gerar um fruto precioso: Maria, que por sua docilidade e humildade foi escolhida para ser Mãe gloriosa do Salvador, e ainda serviu aos mais necessitados.

Oração Final

Ó Deus, que planificastes Sant’Ana e São Joaquim com vossa graça e predileções, concedei-nos por vossa intercessão, a abundância de sabedoria e misericórdia, para que possamos servir a Deus cada dia com mais fervor, ajudando nossos irmãos mais necessitados. Quando a vida parecer infecunda, ajudai-nos a confiar na misericórdia de Deus e a darmos frutos. Quando estivermos confusos, ajudai-nos a encontrar o caminho de volta a Deus. Quando estivermos perdidos no deserto, conduzi-nos de volta àqueles a quem Deus nos mandou amar. Pedimos também pelas nossas necessidades pessoais e pelo nosso servir a Deus por meio do Movimento Água Viva (momento de silêncio). Amém.

Oração do Terço

São Joaquim e Santa Ana, rogai por nós!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *