Jesus é pregado na cruz

Hoje meditamos a décima primeira estação da Paixão de Nosso Senhor: Jesus é pregado na cruz

Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.

Puseram por cima da cabeça d’Ele um letreiro escrito com a causa da condenação: “Este é Jesus, o Rei dos Judeus”. Foram então crucificados com Ele dois salteadores, um à direita e outro à esquerda. Os que passavam dirigiam-Lhe insultos, abanavam a cabeça e diziam: “Tu que demolias o Templo e o reedificavas em três dias, salva-Te a Ti mesmo, se és Filho de Deus, e desce da cruz!” De igual modo, também os sumos sacerdotes troçavam, juntamente com os escribas e os anciãos, e diziam: “Salvou os outros e a Si mesmo não pode salvar-Se! É Rei de Israel! Desça agora da cruz, e acreditaremos n’Ele”. Mt 27,37-42

Jesus assume todo o sofrimento da crucificação, nem sequer toma a bebida anestesiante que Lhe fora oferecida. Eis o Messias esperado, suspenso no madeiro da cruz entre dois ladrões. As duas mãos que abençoaram a humanidade estão trespassadas e os dois pés que palmilharam a terra para anunciar a Boa Nova estão suspensos. Os olhos cheios de amor que curaram os enfermos, já não fixam senão o Céu. Deixemo-nos pregar a Ele, sem ceder a qualquer tentação de nos separarmos.

(Vatican News, Papa Bento XVI, 2005; Papa Francisco, 2013).

São Meliton de Sardes escreveu: “os padecimentos físicos já tão violentos ao fincar os pregos, em órgãos extremamente sensíveis e delicados, faziam-se ainda mais intensos pelo peso do corpo suspenso pelos pregos” e São Josemaria Escrivá fala “Quem me dera não estar atado senão por três pregos, nem ter outra sensação em minha carne que a Cruz”.

Medita essa estação com calma e reflete: Como poderei retribuir se não dando a minha vida inteira? Sugere-se que se reflita com a música Belíssimo Esposo da Comunidade Católica Shalom.

Após refletir, reze

  • 1 Pai Nosso,
  • 1 Ave-Maria e
  • 1 Glória ao Pai.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *